Peticione e acompanhe processos: Peticionamento Eletrônico

Ministros do STF participam de comemorações do centenário do Departamento Jurídico XI de Agosto, em São Paulo

Dias Toffoli e Alexandre de Moraes estiveram presentes no evento que marca 100 anos de prestação de serviços sociais de entidade ligada à USP

09/09/2019 17h35 - Atualizado há

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e o ministro Alexandre de Moraes participaram nesta segunda-feira (9) das comemorações em homenagem ao centenário do Departamento Jurídico XI de Agosto, na Universidade de São Paulo (USP). Ambos são formados em Direito pela USP.

“Uma escola de vida e de cidadania, para muito além da formação do profissional do Direito”, enfatizou Toffoli no discurso de inauguração da exposição fotográfica de grandes nomes do Direito que já passaram pelo XI de Agosto. “Foi um momento ímpar, de construção de direitos que estavam sendo efetivados na prática”, lembrou o presidente.

XI de Agosto

O Departamento Jurídico XI de Agosto, desde 1919, presta assistência jurídica gratuita à população carente de São Paulo e é administrada por estudantes da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, que conta com o apoio de diversos profissionais como psicólogos e assistentes sociais. Ele foi criado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, entidade estudantil mais antiga do País.

O Centro Acadêmico foi palco de lutas democráticas e em prol dos direitos humanos, além de berço de líderes políticos, juristas e literatos. Passaram pelo XI, como é carinhosamente conhecido, nomes como, Ulysses Guimarães, Aloysio Nunes Ferreira Filho, Plínio de Arruda Sampaio, Miguel Reale, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Antônio Candido e Júlio Mesquita Filho.

Assessoria de Comunicação da Presidência