Peticione e acompanhe processos: Peticionamento Eletrônico

Toffoli destaca criação do TRF 6 em lançamento do Anuário da Justiça Federal

Para o presidente do STF, é louvável iniciativa de desafogar os gargalos existentes nos Tribunais Regionais Federais sem acréscimo no orçamento

27/11/2019 22h05 - Atualizado há

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou do lançamento do Anuário da Justiça Federal 2020, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira (27). Ele ressaltou a importância da publicação como instrumento de divulgação dos dados da Justiça no Brasil e no exterior.

“Essas obras traçam diagnósticos fiéis do funcionamento dos Tribunais do país. Por isso, sempre levo [o Brazil Justice Yearbook, edição em língua inglesa do anuário] nas viagens ao exterior”, lembrou o presidente do STF na solenidade que contou ainda com a presença dos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

Aproveitando a oportunidade, o presidente do STF parabenizou a coordenação do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, à frente da proposta, já aprovada no Pleno daquela Corte Superior, de criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região sem acréscimo orçamentário. “É desafiante pensar em soluções que descongestionem a Justiça em um contexto de redução orçamentária”, enfatizou o ministro.

Também participaram autoridades como o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz e o diretor de Redação do Consultor Jurídico, Márcio Chaer – responsável pela publicação do Anuário.

Assessoria de Comunicação da Presidência
Foto: Emerson Leão/STJ