Peticione e acompanhe processos: Peticionamento Eletrônico

Criação de assessoria de comunicação amplia divulgação das atividades da Presidência

Implantação da página eletrônica da Presidência, produção de matérias especiais, idealização de campanhas, elaboração de balanços, relacionamento com assessorias de tribunais e com a imprensa estão entre as atividades da ACO

29/11/2019 13h20 - Atualizado há

A Assessoria de Comunicação (ACO) da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) foi criada há pouco mais de um ano com o objetivo de preservar e divulgar a imagem institucional da Presidência e da Vice-Presidência, além de promover o relacionamento com a imprensa. O setor foi incorporado à reformulação do Gabinete (GPR), ocorrida em setembro de 2018.

“A partir desse modelo, já seguido por outros Poderes da República, pudemos ainda ampliar as atividades, idealizando campanhas, coordenando publicações e balanços, produzindo conteúdos especiais, além de incluir novos ambientes digitais à rotina da ACO”, destacou o chefe da Assessoria de Comunicação da Presidência, Adão Paulo Martins de Oliveira.

Segundo Adão Paulo, a designação de um espaço exclusivo no site do Supremo para divulgar as informações da Presidência “foi fundamental para dar um melhor tratamento às pautas e alinhar novas estratégicas para a comunicação”. A página eletrônica dispõe de notícias, galeria de presidentes, composição, decisões, acervo, agenda, publicações, vídeos e fotografias.

Ações especiais

Idealizadas pela ACO e conduzidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para mobilizar e fortalecer o Judiciário, campanhas como “Aqui tem Justiça”, “#FakeNewsNão” e “Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas”, contaram com divulgação de informações pela imprensa e pelos canais de comunicação institucionais de todo o Poder Judiciário.

A Comunicação tem promovido também a aproximação com as assessorias dos tribunais a partir das visitas institucionais realizadas pela Presidência ao Poder Judiciário nas capitais do País. Em parceria com as assessorias, são encaminhados avisos de pautas e organizadas manifestações do presidente Toffoli junto à imprensa da região, gerando repercussão na mídia local. Além disso, são produzidas matérias e registradas imagens para divulgação no site do Supremo e na TV Justiça.

Ao lado da Secretaria-Geral da Presidência, a Assessoria é responsável pela coordenação de publicação sobre os principais acontecimentos da instituição, que é apresentada ao final do semestre ou do ano aos jornalistas que fazem a cobertura da Suprema Corte. O material é produzido a partir das informações recebidas pelas unidades, editado em linguagem mais acessível e recebe tratamento visual atrativo.

“Todas essas ações de comunicação atendem à missão de transparência determinada pela gestão do presidente Dias Toffoli, possibilitando ao cidadão acompanhar o trabalho da Presidência, independente do ministro que esteja à frente do Tribunal”, ressaltou Adão Paulo Oliveira.

Leia mais:

Assessoria Parlamentar articula relação do Supremo com o Congresso Nacional

Atuação do Gabinete da Presidência garante mais eficiência da agenda institucional