Presidente do STF participa da abertura do II Congresso Internacional de Direito, Governo e Tecnologia

Ministro Dias Toffoli afirma que o Poder Judiciário está preparado para enfrentar desafios advindos da inovação da tecnologia da informação para bem prestar os serviços da justiça.

26/09/2018 11h05 - Atualizado há

 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, participou na manhã desta quarta-feira (26), em Brasília (DF), da abertura do II Congresso Internacional de Direito, Governo e Tecnologia. Ele destacou que o Poder Judiciário está engajado e preparado para enfrentar os desafios decorrentes do imperativo da necessária inovação na área da tecnologia da informação para bem prestar os serviços de justiça, tendo como norte o princípio constitucional da razoável duração do processo.

"A qualidade, a efetividade e a duração do processo traduzem uma missão do Poder Judiciário. O volume de demandas que chegam diariamente ao Judiciário exige que sua agenda tenha a inovação como elemento-chave para oferecer uma resposta adequada e rápida. A utilização de sistemas de inteligência surge como uma das principais possibilidades de superarmos os gargalos que existem na tramitação de feitos perante o Judiciário", afirmou o ministro.

Nesse contexto, conforme destacou, caberá ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disciplinar a incorporação progressiva de novos avanços tecnológicos e editar atos necessários para este fim. "Esta será uma das iniciativas que receberá total prioridade em minha gestão frente ao Conselho Nacional de Justiça. Toda a nossa equipe, tanto no Supremo Tribunal Federal quanto no CNJ, de técnicos , juízes e diretores gerais, está atuando para aprimorar a tecnologia da informação no Poder Judiciário, e está inclusive participando deste evento", finalizou.

O II Congresso Internacional de Direito, Governo e Tecnologia ocorre ao longo desta quarta e quinta-feiras. O evento reúne especialistas internacionais, grandes empresas, governo e LawTechs para a demonstração e discussão do uso de tecnologia de ponta nas mais diversas áreas do campo jurídico.

VP/RR