Peticione e acompanhe processos: Peticionamento Eletrônico

O que você procura?

Instagram do STF lança série com dicas de pesquisa de jurisprudência

Os vídeos postados no perfil da Corte têm o objetivo de auxiliar o usuário nas buscas da página de jurisprudência no site.

29/03/2022 15h09 - Atualizado há

1544 pessoas já viram isso

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, em seu perfil no instagram, uma série com dicas de pesquisa de jurisprudência, a fim de melhorar a experiência de utilização da ferramenta no site da Corte. Resultado de uma parceria da Secretaria de Comunicação e da Secretaria de Gestão de Precedentes, a iniciativa foi implementada para que o usuário conheça os recursos para uma busca mais fácil e eficiente.

O primeiro vídeo da série explica como usar as funcionalidades da pesquisa avançada. Os próximos apresentarão informações sobre como pesquisar palavras próximas, como encontrar questões julgadas sob a sistemática da repercussão geral, como pesquisar no inteiro teor do acórdão e como utilizar os filtros da página de resultados para otimizar o tempo nas buscas.

De acordo com a coordenadora de jurisprudência do Tribunal, Aline Dourado, é relevante compartilhar essas informações nas redes sociais e no YouTube do Tribunal, de forma leve e direta. “Temos atuado para melhorar a usabilidade e tornar o serviço cada vez mais amoldado às necessidades do usuário”, afirmou.

A página de pesquisa de jurisprudência do STF foi relançada em 2020, após passar por ampla reformulação, com adição de funcionalidades e com uso de novo sistema. Em 2021, a página teve 5.882.223 acessos, tornando-se uma das ferramentas mais utilizadas do portal do Tribunal.

Diagnóstico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aferir a satisfação do usuário com as páginas de pesquisa de jurisprudência dos tribunais do país, em 2021, considerou o sistema de buscas do STF um dos três melhores do país, conforme apresentado em webinar sobre os resultados dos trabalhos no Comitê de Jurisprudência.

EC//CF

Leia mais:

25/5/2020 - STF moderniza pesquisa de jurisprudência e facilita acesso aos usuários