Peticione e acompanhe processos: Peticionamento Eletrônico

O que você procura?

Vídeo mente ao sugerir que Ministro Barroso declara apoio a Bolsonaro

Vídeo mostra trecho de voto do ministro em caso da Lava Jato e indica que ele apoiaria presidente. Em nota, gabinete afirma que ministro está do lado do que é certo, justo e legítimo, o que inclui enfrentar a corrupção e defender a democracia.

29/10/2022 18h24 - Atualizado há

4350 pessoas já viram isso

É falso um vídeo que circula nas redes sociais e indica que o ministro Luís Roberto Barroso teria declarado apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro. O Ministro Barroso nunca declarou apoio a nenhum candidato e trata-se, portanto, de fake news.

O vídeo editado traz trecho de voto dado pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2021, no qual ele menciona os esquemas de corrupção que foram desvendados e os relatos de delatores que confirmaram desvios.

Em nota, o gabinete afirmou que o “ministro sempre teve e continua a ter uma posição severa em relação a casos de corrupção devidamente documentados, comprovados e julgados com isenção”.

“Eu não tenho lado em disputa política. Meu papel é interpretar a Constituição e as leis com imparcialidade. Meu lado é sempre o do que é certo, justo e legítimo. Isso inclui enfrentar a corrupção e, também, defender a democracia. Cumpro a missão da minha vida – fazer um país melhor e maior – e ao realizá-la não temo desagradar quem quer que seja”, afirmou Barroso.

#VerdadesdoSTF

O STF alerta para a importância de não repassar informações publicadas em locais não confiáveis e com dados alarmistas ou teorias conspiratórias.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância do papel de cada um para evitar a propagação de notícias falsas sobre o STF e seus ministros, o Supremo Tribunal Federal lançou a série #VerdadesdoSTF, na qual informações falsas ou deturpadas atribuídas à Corte e aos seus ministros são objeto de esclarecimento. Clique aqui para ver o site.